logo438x220

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

Ação médica acima de tudo

A atuação de Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.

Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a vida das pessoas é ameaçada.

A atuação de MSF respeita as regras da ética médica, em particular, o dever de oferecer auxílio sem prejudicar qualquer indivíduo ou grupo e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer uma atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem são os beneficiários.

fundacao_terra-min

A Fundação Terra é uma organização não governamental brasileira criada como intuito de prestar ajuda às pessoas que vivem no local denominado “Rua do Lixo”, na cidade de Arcoverde, no estado de Pernambuco. Esta comunidade é constituída por catadores de resíduos, quebradores de brita, biscateiros, migrantes, etc.

Tranformando a imagem e autoestima da comunidade

Entre as ações desenvolvidas pela fundação, estão a Pax Christi, onde além dos ensinos tradicionais, os indivíduos aprendem uma profissão prática, como costura, computação, soldagem naval etc. A escola conta com uma marcenaria comunitária, que faz parte da escola profissional, produzindo móveis baratos de necessidade cotidiano – mesas, cadeiras e armários – para a comunidade. Nas salas da Pax Christi Schola, o método de ensino utilizado é o de Paulo Freire, desenvolvendo um trabalho de autoconsciência mais forte.

No Centro Mater Christi, as mães gestantes têm acompanhamento pré-natal, recebem alimentação e participam de palestras sobre higiene e saúde preventiva. O atendimento continua após o parto, durante a amamentação e até o primeiro ano de vida da criança. O centro mantém ainda uma creche.

O projeto Domus Christi abriga 21 idosos, de 68 a 101 anos, todos abandonados pela família. Cada um tem uma pequena casa, com quarto e banheiro, além de assistência médica e odontológica.

A Fundação Terra construiu também uma cozinha comunitária, que fornece por dia 645 refeições para crianças, mulheres gestantes e mães que amamentam. Além disso, 500 famílias cadastradas recebem cestas básicas duas vezes por mês.